Awards

Cia. Hering se destaca em premiações sobre Transparência

Empresa figura entre as top 5 do Índice de Transparência da Moda no Brasil, promovido pelo Fashion Revolution, e ganha o Troféu Transparência pela Anefac

 

Na última semana, a Cia. Hering foi reconhecida por duas premiações no quesito Transparência, tanto no que diz respeito a práticas éticas e justas com a cadeia, quanto na governança dos negócios. O primeiro reconhecimento veio através do Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB) – promovido pelo Fashion Revolution, no qual a Cia. Hering ficou entre as 5 primeiras colocações. E, na última sexta, 27 de novembro, a ANEFAC – Associação Nacional de Executivos – também reconheceu a Cia.  por seu alto grau de clareza na divulgação das informações contábeis.

“Para nós, transparência é um valor importante para o desenvolvimento da Cia. Hering”, conta Renata Del Bove, Diretora de Gente, Cultura e Sustentabilidade. “A transparência faz parte do nosso dia-a-dia, com várias iniciativas de gestão da rede de parceiros como o Comitê de Fornecedores, por exemplo. Criado em 2012, ele reúne mensalmente um grupo com gestores de diferentes áreas de negócio, como jurídico, compliance e sustentabilidade. Neste Comitê, temos o objetivo de potencializamos os impactos socioambientais positivos em nossa cadeia de valor”, complementa.

Índice de Transparência da Moda Brasil

Dentre as empresas pesquisadas para o Índice de transparência da Moda no Brasil, a pontuação média foi de 21%. E, a Cia. Hering se destacou na quinta posição, com o índice de 57%. “Este foi um grande salto, já que no ano passado a pontuação da empresa foi de 26%”, conta Renata. “Acreditamos que a comunicação de nossos fornecedores com clareza da procedência nos ajudou bastante a atingir esta melhora em 2020. Temos orgulho em ter 80% de nossa produção feita nacionalmente, em fabricação interna ou com parceiros e de poder estimular a indústria local”, continua.

O ITMB 2020 revela em que nível 40 grandes marcas e varejistas do mercado brasileiro estão divulgando publicamente dados sobre suas políticas, práticas e impactos sociais e ambientais ao longo de toda a cadeia de valor. A análise abarca mais de 200 indicadores que cobrem tópicos relacionados a condições de trabalho, trabalho forçado, igualdade de gênero, igualdade racial, emissões de GEE (gases de efeito estufa), descarte de resíduos têxteis, reciclagem e circularidade, entre outros.

Publicar informações sobre suas práticas de compra permite que grandes marcas e varejistas prestem contas pela segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores em suas cadeias. Transparência é importante ferramenta que joga luz ao longo de todas as etapas da cadeia de valor da indústria da moda – desde a extração da matéria-prima até o descarte.

Troféu Transparência –  ANEFAC

Com o tema “Transparência gera valor”, a premiação da ANEFAC busca mostrar que transparência é uma vantagem competitiva, capaz de transformar o negócio. Nos últimos anos, a Cia. Hering ficou entre as finalistas da premiação. Agora, em 2020, a empresa concorreu com todas as corporações listadas na Bolsa de Valores e recebeu o Troféu Destaque, ao lado da Petrobras.

A função do Troféu é avaliar e identificar as empresas que possuem as melhores demonstrações financeiras. “É uma referência. É o auge da excelência contábil. Conhecido como ‘Oscar da Contabilidade’, a Premiação está mais atual do que nunca. Ao longo dos seus 24 anos de existência, os requisitos técnicos evoluíram juntamente com as demonstrações financeiras. Passamos por vários momentos, agora, a transparência está num patamar completamente diferente do que estava em 1997, quando aconteceu a primeira edição”, explica Milton Toledo, presidente nacional da ANEFAC.

A premiação é a única da categoria no País e premia com base nos critérios que envolvem qualidade, consistência e aderência das demonstrações financeiras e contábeis que são disponibilizadas para importantes stakeholders da Cia. Hering, como acionistas, credores e todo mercado de capitais e financeiro.

Para Marciel Eder Costa, diretor administrativo da Cia. Hering, receber este Troféu representa o reconhecimento de todo trabalho, esforço e dedicação em divulgar informações claras e objetivas nas demonstrações financeiras. Entre os desafios e oportunidades da empresa neste cenário, o diretor destaca a digitalização de ponta a ponta, que exige uma postura resiliente e ágil por parte da Cia. “Nossos esforços estão voltados para a transformação digital, para que as facilidades decorrentes das novas tecnologias sirvam para descomplicar nossa gestão de dados e também facilitar a vida de todos os nossos stakeholders, seja na integração dos canais de vendas para os clientes, ou no reporte claro de dados aos investidores”, finaliza.